Hospital privado inaugurado amanhã na "cidade da saúde"

Uma nova unidade hospitalar, privada, com 35 mil metros quadrados de área e 43 valências clínicas, é inaugurada quarta-feira em Coimbra, num investimento de 35 milhões de euros que emprega, direta e indiretamente, 500 profissionais.
Publicado a
Atualizado a

A Idealmed -- Unidade Hospitalar de Coimbra está instalada junto à circular externa, numa zona próxima dos Hospitais da Universidade do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (HUC-CHUC), e terá em funcionamento permanente uma unidade de atendimento.

José Alexandre e Cunha, administrador da Idealmed, garante que o espaço é aberto a todos os cidadãos, destacando que foram "formalizados os acordos necessários para que qualquer pessoa possa ter acesso aos cuidados de saúde que a unidade oferece", refere uma nota divulgada pela empresa.

O hospital inclui uma Unidade de Medicina Familiar, cinco blocos operatórios, 124 gabinetes médicos, 26 salas de espera, uma maternidade e um laboratório de análises clínicas, radiologia e medicina nuclear - Departamento de Imagem Médica.

A maternidade está dotada com dois blocos de partos e 11 berços e terá uma equipa em permanência, apoiada por uma Unidade de Cuidados de Neonatologia.

Com um Centro de Atendimento a Sinistrados, o hospital disponibiliza serviços de "todas as especialidades médicas e cirúrgicas", 52 camas de internamento, 22 camas destinadas a acompanhantes e duas pediátricas.

Sob a direção clínica do pneumologista Carlos Robalo Cordeiro, a nova unidade hospitalar aposta também na formação em saúde, com recurso a simuladores humanos e plataformas interativas, e na investigação clínica.

A abertura da nova unidade hospitalar privada coincide com o encerramento noturno do serviço de urgência do Hospital Geral (dos Covões) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a partir do dia 28, ontem anunciado.

Coimbra é referenciada como a "cidade da saúde", onde estão instaladas várias unidades hospitalares públicas, nomeadamente o Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil IPOFG, e o recém-criado CHUC, que congrega oito hospitais: dois centrais (Hospital dos Covões e HUC), um pediátrico, três psiquiátricos (Sobral Cid, Arnês e do Lorvão) e duas maternidades.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt